Lovely Places

Eu gostaria de ter escrito esse post antes, mas, por causa das provas da faculdade, precisei adiar. No mês passado eu e minha família fizemos uma viagem para Gramado- RS, passamos uma semana lá e foi um dos melhores passeios que fiz na minha vida (acho que posso afirmar que, até agora, foi mesmo o melhor), estava fazendo um friozinho agradável, as primeiras folhas do início do outono começavam a cair e toda a cidade estava em clima de páscoa, havia chocolates e coelhinhos por toda parte.  Infelizmente, minhas fotos não ficaram muito boas, geralmente isso ocorre em viagens, creio que aconteça porque eu não consigo me concentrar e fico tímida ao fotografar com outras pessoas ao redor.


Ficamos hospedados em um hotel encantador, ele era composto por cabanas cercado por plantas e flores, possuindo uma arquitetura característica da cidade, as cabanas eram casinhas em estilo europeu com telhados esperando a neve. Visitamos muitos lugares bonitos, passeamos no bondinho em Canela (cidadezinha encantadora ao lado de Gramado) onde vimos uma cachoeira e fizemos uma caminhada em um trilha dentro da natureza, passeamos no pedalinho no Lago Negro, visitamos muitos museus (o museu do perfume, museu de cera - dreamland, super carros... e alguns outros que não consigo lembrar). Entre caminhadas em ruas de conto de fadas onde tudo parecia saído de um livro ilustrado, selecionei dois dos meus passeios favoritos para falar por aqui.


Essas duas fotografias anteriores e as duas próximas foram tiradas no Le Jardim, um campo de lavandas, onde além de lavandas, há incontáveis plantações de flores de várias espécies, o jardim permanece florido durante todo o ano e, ao redor de todo o terreno há poços com aparência mágica, fontes, esculturas, estufas onde mudinhas são vendidas aos visitantes (infelizmente não pude comprar, pois seria complicado de levar no avião), casinhas de passarinhos e tudo isso é habitado por as mais belas borboletas que você possa imaginar.



Logo na entrada do jardim há uma lojinha onde produtos de lavandas são vendidos, é um lugar acolhedor, com uma grande lareira no centro da sala circundado por cestas cheias de lavandas, lá eu comprei aromatizante para meu quarto, sabonetes e espumante para banheira (tudo com cheirinho de lavanda). No fundo da lojinha havia um café com uma das vistas mais bonitas que já vi (quilômetros de campos floridos entre os pinheiros) onde tomamos chocolate quente, estava um friozinho agradável de mais ou menos 14°C e estava tocando uma música francesa, baixinha... e o ar era perfumando pelo aroma doce de lavanda que a brisa trazia.



O segundo passeio que quero falar foi a visita que fizemos ao Castelinho, localizado em Canela, de longe foi o meu preferido. O castelinho é um museu onde outrora foi casa de uma família alemã no início século XX construída com madeira local pelos próprios moradores (você pode ler sobre a história do castelinho aqui). A casa preserva todos os objetos pessoais da família que ali viveu, foi mágico ver todos os vestidos, relógios, louças, brinquedos e sentir o cheiro da vida passada que permanece viva nas paredes.


O castelinho possui dezoito ambientes, no térreo, logo na entrada ficam quartos, apenas o do casal é aberto a visitação; a sala de jantar, com a louça da família e um grande piano; a sala de música, onde há mais um piano, arpa e outros instrumentos que eu não conheço (provavelmente antigas peças alemãs); a sala de banho; a sala de chá e a cozinha, onde lanches para visitantes são preparados no antigo fogão da família (ele é tão lindo)! . Na parte de cima fica o quarto de costura, onde as mulheres da casa faziam os vestidos e costuravam as capas das cobertas que eram deitas de pena. "As penas para a confecção de travesseiros e cobertas secavam na torre, também no pavimento superior, onde se tem uma vista de 180º para o vasto verde do entorno". Também é no pavimento superior onde fica o quarto de brinquedos (foi o ambiente mais mágico de todos, com cavalinhos de madeira, bonecas de porcelana, livros infantis antigos, louças em miniatura, casinhas de bonecas... ♡); depósito de ferramentas; o quarto de uma das moças (com penteadeira, armário de vestidos, escovas de cabelo, perfumes antigos ♡) e a torre com uma vista incrível dos arredores.


Na sala de chá tomamos chocolate quente, chá de maçã e comemos Apfelstrudel. Eu me senti em um filme baseado em um livro de Jane Austen, me emocionei ao imaginar tudo o que aconteceu ali, os amores vividos e toda a história que esse pequeno castelo guarda.


Por mais incrível que pareça, o mais bonito do lugar não foi o castelinho, mas sim o lugar que ele estava inserido. Por trás da casa passava um pequeno riacho, ao atravessarmos uma pequena ponte arqueada chegamos a um campo de pinheiros e carvalhos banhado por folhas secas de outono, foi uma das cenas mais lindas que já vi e com certeza ficará gravada na minha memória. Lá havia um pequeno lago esverdeado e eu aproveitei pra ficar um pouco sozinha, caminhei por aquele terreno e me sentei em uma área tranquila onde observei de longe, o castelinho e admirei as folhas caírem, lentamente, e guardei algumas dentro de um livro para trazer pra casa.


19 comentários:

  1. Estou encantada por suas fotos, Gaby. Estão lindas!

    Tenho muita vontade de conhecer Gramado e Canela, espero conseguir ir no próximo ano.

    Amei o jardim, com certeza é algo que priorizarei em conhecer <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Pri! Tenho certeza que quando decidir fazer essa viagem, não irá se decepcionar. Já imagino a Alice te fazendo enlouquecer em todas as lojas de chocolate (lá tem muuuuitas)! haha <3

      Excluir
  2. Que amor…suas fotos são tão cativantes,quando as vejo sinto uma paz dentro de mim. <3

    ResponderExcluir
  3. Ah, as fotos estão maravilhosas sim senhora!
    E que lugar tão mágico, acaba de entrar para listas de lugares que gostaria de conhecer.
    Obrigada por compartilhar um pouco sobre <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lua! <3
      Você irá amar conhecer esse lugar, tudo por lá é mágico!

      Excluir
  4. Que amor <3 Tenho muita vontade de conhecer gramado, acho tão lindo e mágico. Fique encantada com essas hortencias <3 Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São encantadores, não é?! Quando eu fui haviam poucas floridas, pois era outono.. Essa da imagem é uma das poucas sobreviventes, na primavera deve ser mágico andar por lá!

      Excluir
  5. Que lugar mágico! É um sonho conhecer este lugar, principalmente para poder apreciar as folhas do outono, ai, ai! <3 As fotos ficaram lindas, parece cenário de contos de fadas. Estou encantada! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você iria adorar esse lugar, Mia!<3

      Excluir
  6. Nunca fui para Gramado, mas sempre tive vontade e agora ela aumentou :)
    Que lugares lindos, fiquei morrendo de vontade de ver o Castelinho e de ver o monte de museu que você visitou. Quem sabe um dia? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos mesmo! Cada pedacinho daquele lugar possui uma magia muito especial <3

      Excluir
  7. Um dos meus sonhos é conhecer Gramado (e Canela, por tabela) *-* Admito que essa vontade vem à partir das fotos lindas e maravilhosas que já encontrei internet à fora, mas saber sobre os pontos turísticos que existem por lá, sendo bem sincera, não sabia de nenhum. Fiquei surpresa pela quantidade de museus que existem na região! Também amei a descrição dos lugares que você fez e, claro, suas fotos me encantaram tanto quanto :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um lugar maravilhoso, as fotos apenas captaram um pouquinho da essência, creio que seja impossuível não se apaixonar por cada rua. Sim, existem muitos, eu não visitei todos porque não houve tempo, posso te indicar outros lugares que conheci, se assim quiser.

      Excluir
  8. Bixa tu lacra demais homi!! Adorei de verdade suas fotênhas (desculpa pela esculhambação)

    ResponderExcluir
  9. Bixa tu lacra demais homi!! Adorei de verdade suas fotênhas (desculpa pela esculhambação)

    ResponderExcluir
  10. Moça, tu me fez perceber o quanto eu sou boba!
    Eu moro há apenas algumas horas de Gramado e Canela e, acredite se quiser, nunca fui para estas cidades. Teu post me fez ter vontade de passar o próximo Natal por lá <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira! Acho que se eu morasse perto de Gramado eu iria lá todos os fins de semana! Haha <3
      Posso te passar uma lista de passeios, se quiser.

      Excluir