O Jardim Secreto

“Uma das coisas estranhas da vida é que de vez em quando nós temos a certeza de que iremos viver para sempre. 
Como quando a gente se levanta cedinho, antes da hora solene do sol nascer, por exemplo, e fica quieto sozinho com a cabeça para trás, olhando para cima, vendo o céu pálido mudar devagar, e coisas brilhantes, desconhecidas e maravilhosas acontecerem aos poucos, até que o Leste quase faz a gente chorar de emoção, diante da majestade imutável e estranha do nascer do sol - coisa que acontece toda manhã, há milhares, milhares, milhares e milhares de anos. Aí, por um momento curtinho, a gente sabe. " 




"Ou então, também, quando ficamos sozinhos num bosque ao entardecer, e a luz dourada e brilhante se esgueirando através dos galhos parece estar se despedindo e dizendo bem baixinho alguma coisa que não se consegue ouvir, por mais que se tente. Ou então, algumas vezes, ao olhar o imenso céu tranquilo, azul-escuro, de noite, com milhões de estrelas. Ou quando ouvimos uma música ao longe.
Ou quando olhamos fundo nos olhos de alguém.”
  
  

"E foi isso que aconteceu com Colin quando ele viu, ouviu e sentiu pela primeira vez a Primavera dentro das quatro paredes do jardim secreto. Aquela tarde, o mundo inteiro pareceu devotar-se a ser perfeito e radiantemente lindo e gentil com aquele garoto.
Talvez, por pura bondade celestial, a primavera chegou e coroou tufos que estavam naquele lugar. Mais de uma vez, Dickon pausou o que estava fazendo e parou, com uma espécie de admiração crescente em seus olhos, delicadamente balançando sua cabeça.
− Eh! Isso é maravilhoso. – ele disse. – Eu tô com doze anos, quase com treze, e já vi muitas tardes nesses treze anos, mas acho que nunca vi uma tão maravilhosa quanto esta.
− Sim, é uma tarde maravilhosa. – Mary disse, e ela suspirou de pura alegria. – Eu garanto que esta é a tarde mais maravilhosa que já existiu no mundo." 



"E o prazer reinou. Eles levaram a cadeira até a ameixeira, que estava branca como a neve salpicada de flores, e musical como suas abelhas. Era como o dossel de um rei, um rei das fadas. Perto deles via-se o florescer de cerejeiras e macieiras, cujos botões eram rosa e branco, e alguns, aqui e ali, já estavam completamente abertos. Entre os ramos floridos do dossel, pedaços de céu azul olhavam para baixo como se fossem olhos maravilhosos."

*As fotos foram tiradas em Campos do Jordão - SP
*Texto: Frances Hodgson Burnett, The Secret Garden

16 comentários:

  1. Essa é uma história linda!! Um dos meus livros favoritos!!
    Que fotos lindas! Estive em Campos do Jordão em 2012, deu saudades.

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse com certeza é o meu livro favorito, sempre que preciso de algo pra me fazer sorrir busco refúgio nele :3
      Sim, Campos do Jordão é um amorzinho.

      Excluir
  2. Oi, Gaby, tudo bem?
    Eu adoro esse livro, li-o recentemente e me encantei com as palavras doces da sra. Burnett. Fiquei contente por você ter trazido esse texto para o universo dos blogs.
    As fotos ficaram lindas, parabéns :)
    Beijos açucarados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jardim Secreto é um livro muito especial, ele traz ensinamentos tao importantes de uma forma tão leve, não é?
      Obrigada :3

      Excluir
  3. Que fotos lindas, que cores lindas, que lugar maravilhoso! E tenho muita vontade de conhecer Campos do Jordão justamente por causa dessa atmosfera, e agora as suas fotos só me deixaram com mais vontade, hahahaha. E o Jardim Secreto <3 eu não acredito que demorei tanto tempo pra ler esse livro. Maravilhoso demais, como eu sei que vc sabe <3 beijos, Gaby!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu! Vale a pena conhecer Campos do Jordão, principalmente no inverno. Quando você decidir visitá-lo, me procure que te darei uma listinha de lugares pra visitar.
      E obrigada :3

      Excluir
  4. Olá Gaby, como vai?
    Eu amo suas fotos, são sempre tão delicadas! Esse lugar é tão bonito não é? Ainda quero visitar um dia!

    Amei as citações que colocou do livro, eu não sei porque estou enrolando para ler tanto algo que já amo <3

    Abraços,
    pile of roses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia, eu estou muito bem, obrigada <3
      Anw, é muito gratificante saber que você gosta das minha fotos! ♡

      Excluir
  5. Coisa mais linda esse livro né? Você já assistiu ao filme? É emocionante, eu assisti ano passado e li o livro há, no minimo, uns 6 anos. Com essas fotos, achei tudo muito mais mágico, adorei a foto da chavinha e já indetifiquei que se tratava de Campos -essa cidade é magina, né?!
    Beijão!
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira, sim! É um dos meus filmes favoritos, amei as cores, a fotografia, os figurinos e toda a forma que o diretor conseguiu sintetizar toda a magia dos livros.
      É verdade, essa cidade é mágica, me senti extremamente inspirada lá. :3
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  6. Olá!tudo bem.Eu sou apaixonada pela história desse livro maravilhoso,também adorei as citações que você colocou,não preciso nem dizer que estas fotos estão lindas e que este lugar com certeza é um jardim encantado.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia! Muitíssimo obrigada pela sua visita e por todo carinho. <3
      É verdade, esse lugar é muito mágico :3

      Excluir
  7. Gaby, você carrega todo o encanto do Jardim Secreto no seu coração. As suas fotografias são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Nina! Suas palavras sempre me emocionam, sempre mesmo.
      Obrigada por fazer parte da minha vida <3

      Excluir
  8. Olá! Estava pesquisando sobre o livro e acabei encontrando o seu blog por acaso.
    Me apaixonei pelas fotos e achei que não poderia ter melhor título para esta postagem. Por coincidência, estou planejando visitar Campos de Jordão nesse mês de julho e adoraria saber se você tem alguma indicação de pousada e lugares para visitar.

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julie, fico feliz em saber que você encontrou meu blog, farei uma listinha pra ti:
      Eu fiquei hospedada da pousada aqui: http://www.pousadadapedra.com.br/campos/v2/
      Mas uma das melhores de Campos é a Toriba, vale a pena fazer um orçamento.
      Quanto aos passeios, eu precisaria te conhecer para te indicar coisas de acordo com o seu gosto, mas falarei dos meus preferidos.
      O Amantikir Jardins foi o meu preferido, a maioria dessas fotos foram tiradas lá. Eu nunca tinha andado à cavalo, então fomos ao Rancho SB onde fizemos um passeio muito agradável. Também fomos ao Tarundu que é um centro de lazer onde há várias atividades (como tirolesa, arco e flecha, patinação no gelo, mini golfe...), se houver crianças com você é bem interessante fazer esse passeio. Durante toda a cidade há trenzinhos que oferecem um tour pela a cidade, é bem agradável.
      A praça Capivari e todo o seu entorno é onde ficam centralizadas as lojas e restaurantes, durante a noite vários artistas locais fazem shows ao ar livre...
      Ah, outra coisa, se você vai em Julho, se prepare para a temporada do frio, nessa época ocorre o Festival de Inverno.

      Divirta-se, depois me conta foi :3

      Excluir